sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dados de Identificação da Escola

Escola Municipal Jorge Afonso Defensor

Rua Montes Claros, 251 - Marimbá
(31) 3596-2963
DIIA - Nircéia Augusta de Fátima
VDIIA - Maisa Alexandrina Brum
Pedagogos: Leila de Fátima/ Frederico Pecorelli


Caracterização da escola e do bairro:

O bairro Marimbá, onde está localizada a Escola Municipal Jorge Afonso Defensor, está situado na região Vianópolis. A região é caracterizada por grande números de sítios, chácaras e fazendas, que geram empregos as famílias.




Não existem indústrias na região e o comércio é composto de pequenos estabelecimentos como: padarias, mercearias e lojinhas de artigos diversos.



O bairro possui igrejas católicas e evangélicas. Quanto ao serviço público, o bairro Marimbá possui a UBS - Unidade Básica de Saúde, que funciona das 7:00 às 17:00 horas. Os demais serviços públicos como segurança onde estão localizados no bairro Vianópolis.



A comunidade possui, também, alguns organismos de apoio e assistência aos moradores como: associação de bairro, a ONG Missão Ramacrisna que faz um trabalho assistencial às famílias oferecendo oficinas de arte, atividades esportivas, reforço escolar, informática, entre outras atividades. Possui, também, a obra social São José, dirigida pelas irmãs Carmelitas que oferecem distribuição de cestas básicas, apoio as gestantes e grupo AA e etc.



A Escola Municipal Jorge Afonso Defensor foi inaugurada em 2006. Está situada em uma ampla área, com muito verde e com vastos espaços para os alunos utilizarem.


A escola tem como proposta flexibilizar o tempo escolar numa perspectiva pedagógica subsidiada nos Ciclos de Formação Humana da Secretaria Municipal de Educação de Betim, tendo como finalidade a inclusão, a formação do educando em todas as dimensões inseridos num mundo que se transforma a todo momento, através da oferta de um ensino de qualidade.


A Escola Municipal Jorge Afonso Defensor tem como filosofia uma concepção integral de homem, de sociedade e de educação. Vê o aluno como sujeito autônomo de sua própria história e de seu próprio desenvolvimento, um ser consciente, crítico, apto para agir e modificar a sociedade em que vive. Percebe o aluno aprendiz como um ser potencial, capaz de construir relações, esquemas e conhecimentos a partir dos desafios que lhe são atribuídos, bem como o professor o seu papel facilitador da aprendizagem, não somente como depositante do conhecimento, mas consciente de que todos podem aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário